empresa de importacao Empresa de Importação

Empresa de importação

Nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre o mercado e participação de indústrias no comércio internacional. Qual o papel de uma empresa de importação em todo o processo.

Com o dinamismo do mercado e a globalização do comércio, cada vez mais, as indústrias buscam participar do comércio internacional, seja como importador ou como exportador. Em muitos casos ambos.

Quando uma indústria deseja iniciar um projeto de importação logo vem à mente contratar uma assessoria de importação  para auxiliar no processo, mas afinal de contas, toda empresa de importação é igual? Faz o mesmo serviço?

A resposta é não!

Quando falamos em empresa de importação é algo extremamente vago, pois no universo do comércio exterior temos empresas segmentadas, onde cada uma tem especialização em um determinado setor, como vemos abaixo:

  • Frete internacional
  • Terceirização de importação
  • Despacho aduaneiro
  • Importadora e distribuidora

São os principais ramos da empresa de importação.

Importância da empresa de importação

A importação é muito importante para suprir a demanda de matérias-primas que não temos em quantidade suficiente no Brasil, ou mesmo aquelas que não são produzidas aqui. Para isso é preponderante a escolha de uma empresa de importação em Santo André na hora de importar.

É importante entender que nossas indústrias em sua esmagadora maioria não conseguem produzir sem utilizar ao menos algum item importado. Seja ele matéria-prima ou mesmo uma máquina. Com o aumento da expansão tecnológica é comum vermos itens vindo de diversas regiões, como por exemplo, o celular.

Para fabricar um aparelho celular, do tipo Smartphone, são utilizadas matérias-primas vindas do mundo todo, como plástico da Ásia, a terra rara do visor vinda da China e elementos minerais vindos de países africanos para a bateria.

O Sofware e aplicativos que são desenvolvidos em conjunto em países como Índia e Estados Unidos.

Como ingressar no comércio exterior?

Para participar do comércio internacional é importante que o empresário tenha um grande conhecimento, não apenas em idiomas, mas também técnico.

Uma importação não é apenas localizar um fornecedor, realizar o pagamento e aguardar a chegada da carga em sua indústria. Existem inúmeras normas que regem o comércio exterior brasileiro, bem como o comércio internacional, através da ICC – Intenational Chamber of Commerce.

Existem 2 tipos básicos de empresas de importação.

Trading ou comercial importadora – São aquelas que fazem o intermédio entre o exportador e o real comprador, elas atuam como importadoras interpostas, recebendo remuneração por isso.

Importadora direta – é aquela que assume a importação em seu nome, ou seja, o próprio empresário.

Sinceramente, somos da opinião, que o mais importante é o empresário importar diretamente, sem intermediários.

A empresa de importação por experiência conseguirá gerir todas as etapas de uma importação, deixando assim o empresário livre para cuidar de seus assuntos cotidianos.

Ainda está com dúvidas sobre importação e qual empresa de importação em Santo André contratar.

Se sua empresa deseja importar fale conosco, teremos o maior prazer em atende-lo.

Entre em contato conosco pelo formulário de contato abaixo ou ligue através do telefone: (11) 3484-7850.

Dúvidas sobre Importação, nos envie um email!